terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O IDIOTA UMA NOVELA TEATRAL


ATÉ 19 DE MARÇO DE 2012



O príncipe Míchkin está de volta a São Petersburgo depois de um período na Suíça, onde estivera se tratando de epilepsia. Na viagem de trem, ele conhece Ragôjan, um novo-rico que acaba de ganhar uma vultuosa herança do pai, com a qual pretende arrebatar Nastássia Filípovna, mulher fatal, primeiro afilhada e depois amante de Tôtski, um milionário petersburguense. Arma-se aí um dos pilares de "O Idiota". Ragôjan, protótipo do homem rude, é apaixonado por Nastássia, que, por sua vez, fica fascinada pela santidade de Míchkin, também "medusado" pela figura da concubina santa. A partir da segunda parte da peça temos Míchkin enredado em outro triângulo amoroso. Agora, em um dos vértices do triângulo está Aglaia, a filha de sua parenta Lisavieta, que fica fascinada com a possibilidade de Míchkin vir a ser o amante revolucionário com o qual ela tanto sonha. Outros personagens envolvidos diretamente nesses triângulos tornam o enredo dessa história bem mais complexo, para além do simples jogo amoroso. No olho do furacão está Míchkin, que tem como falha trágica compadecer-se de todas as personagens a sua volta.

Dirigido por Cibele Forjaz, o espetáculo da Mundana Companhia reúne um brilhante elenco de atores de importantes grupos como Oficina, Cia. Livre e Teatro da Vertigem. "O Idiota, uma Novela Teatral" obteve grande sucesso de público, com três temporadas no SESC Pompeia e uma no Rio de Janeiro, sendo considerado pelo jornal "O Globo" um dos dez melhores espetáculos de 2011. Após a participação do Festival Europalia, na Bélgica, esta será a ultima temporada da peça em São Paulo.

Ficha técnica:

Autor: Fiódor Dostoievski.
Tradução: Paulo Bezerra.
Roteiro adaptado: Aury Porto.
Colaboração dramatúrgica: Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz.
Direção: Cibele Forjaz.
Elenco: Aury Porto, Beatriz Morelli, Fredy Allan, Luah Guimarãez, Luís Mármora, Sergio Siviero, Silvio Restiffe, Sylvia Prado, Vanderlei Bernardino.

Direção musical, trilha sonora e música ao vivo: Otávio Ortega.
Cenografia: Laura Vinci.
Figurinos: Joana Porto.
Luz: Alessandra Domingues.
Direção de produção: Marlene Salgado.
Duração: 6 horas e meia, com dois intervalos (o primeiro intervalo de 30 minutos e o segundo de 20 minutos).

SERVIÇO
Mundana Companhia.
11/2 a 19/3 – sábados, domingos e segundas-feiras – 18h à 00h30 (com 2 intervalos).
Indicação: a partir de 14 anos.
80 espectadores por apresentação (os convites serão distribuídos às sextas-feiras que antecedem os espetáculos da semana, a partir das 18h30).
Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário